sexta-feira, 1 de agosto de 2008










O grande Tim Maia: O cantor que embalou minha juventude




Tim Maia deve estar, no céu, enlouquecendo Deus com suas irreverências e com seu vozeirão!






Vasculhando minhas memórias, lembrei-me de uma música que sedimentou meus tempos de adolescente. Reuniões dançantes eram as então baladas de hoje. Diferentes, elas aconteciam em colégios, casas de amigos, ou clubes. Caracterizavam-se pela simplicidade, pela maneira rudimentar, como aconteciam. Mas, não deixavam de ter um “glamour”, um brilho especial. Talvez até mais que as de hoje, porque quase sempre eram íntimas, onde quase sempre se esperava encontrar alguém, por quem nutríamos um sentimento.E isso acontecia com freqüência. E, em determinadas reuniões, as “paqueras” se concretizavam, surgindo até mesmo futuros relacionamentos. Nasciam, namoros, que desenrolavam-se durante as reuniões. Às vezes, namorávamos somente nessas ocasiões. Um artifício acho, para não termos um compromisso sério, se assim desejássemos. E o frisson, era chegar nas festas e constatar se a pessoa de nosso interesse estava ou não no local. Muito amor tive nessa época. Não perdia nenhuma reunião, mesmo que tivesse que cumprir difíceis tarefas em minha casa, submetidas por minha mãe. Ou mesmo que fosse obrigada a pular a janela do meu quarto nas noites, usando táticas de disfarces, tipo, volumes sob as cobertas para encobrir a falta de meu corpo, na cama. Usávamos disfarces mirabolantes, como sair com uma roupa comum, para depois trocar pela de “festa”, que escondíamos em lugares estratégicos. E além das festas, todos estes estratagemas, enfeitavam brilhantemente, dando um sabor de aventura, de proibido. O que, hoje perdeu a graça, porque, nada é proibido, tudo é permitido, menos se aventurar. Recordo, agora quantos amores, desenrolou-se em minha vida, quanta “fossa” (dor de cotovelo, mal de amor, amor não correspondido) cultivei em conseqüência de amores, não retribuídos. Mesmo sofrendo, o sabor era delicioso, pueril, tinha um sabor de “sentimentos grandiosos”, que nos davam a sensação de “gente grande”, que sofria por amor. Todos possuíam uma música, que embalavam esses momentos sofridos, onde ficávamos a ver estrelas, ou enrustidas em nossos quartos à ouvirmos determinada música, numa seqüência repetitiva, como se assim afugentássemos a dor ou se intensificaria mais, porque era “moda” sofrer de “mal de amor”. E uma dessas músicas, era: “Gostava tanto de você, no vozeirão, do querido e irreverente Tim Maia, na qual ela parecia definir todo o nosso sofrimento, toda a nossa dor, quando dizia: não sei porque você se foi, quantas saudades eu senti, e de tristezas vou viver, e aquele adeus não pude dar...” Ironicamente, e por uma dessas peculariedades da vida, atualmente, descobri que a letra da música não remetia ao tipo de amor, pelo qual sofríamos, e sim pela perda de um ente querido, do autor da música. Até nisso, Tim era irreverente! Com ele nada transitava, pelo simples, pelo comum, tudo se transformava em algo especial. “Grande mesmo”, Tim Maia! Deve estar lá no céu pedindo o retorno do som! Rendo homenagem a ele, que foi tema de minhas paixões no passado, e a todos, que como eu sentiram a morte do “poderoso e espetacular, Tim”.


***** ***** ****** ****** ***** *****


E a todos que sofreram e sofrem por amor. Porque morrer de amor é renascer a cada dia!




**** ***** **** ***** ***** ***** ******




E a minha grande amiga Estrela, que gosta muito dessa música!


**** **** **** **** ***** **** *****

Leia a letra da música com atenção: "Gostava tanto de você..." Tim Maia Leia o comentário que está após a letra.Não sei por que você se foiQuantas saudades eu sentiE de tristezas vou viverE aquele adeus não pude darVocê marcou a minha vidaViveu, morreu na minha históriaChego a ter medo do futuroE da solidão que em minha porta bateE eu gostava tanto de vocêGostava tanto de vocêEu corro e fujo destas sombrasEm sonhos vejo esse passado E na parede do meu quarto Ainda está o seu retratoNão quero ver para não lembrarPensei até em me mudar Lugar qualquer que não existaO pensamento em vocêE eu gostava tanto de vocêGostava tanto de você...Comentário:Antigamente, quando ouvia esta música, não prestava muita atenção na letra, por achar que era mais uma música sobre um cara que foi abandonado pela mulher que amava, como muitas outras canções falavam...Até que, um dia, descobri a verdadeira história.Para quem não sabe, o autor de "Gostava tanto de você" não escreveu esta música por causa de uma mulher qualquer que o tinha abandonado, mas sim, para a filha dele que havia falecido.Desde que eu soube desta história, esta música se transformou em uma das minhas preferidas...Depois, releia a letra da música pensando no verdadeiro significado...Estou enviando esta mensagem só para dizer:Aproveite cada momento da sua vida ao máximo, passe o maior tempo possível com as pessoas que você ama(família, amigos e amores) e torne estes momentos inesquecíveis.Pode ser a última vez que vocês estejam juntos...Vivendo e aprendendo... A cada dia que se passa na minha vida se fortalece a idéia de que devemos aproveitar cada dia, cada minuto de nossa vida, como se fosse o último, porque ele realmente pode ser.Não devemos dar muita importância ao que os outros vão pensar ou falar... o que importa é sermos realmente felizes, não importando o quanto você possa parecer bobo ou errado, frente aos olhos de quem nunca vai saber o que realmente se passa em sua mente ou no seu coração...Aproveitem as suas vidas! Deus fez esse mundo maravilhoso e nos deu de presente!Problemas... esses todos temos, podem ter certeza! A diferença é saber que um dia todos eles, mais cedo ou mais tarde, vão se resolver, e, provavelmente, daí surgirão outros. Não podemos ficar esperando a ausência de problemas para sermos felizes!A felicidade está aí, de graça e para quem quiser tê-la, o que precisamos é saber enxergá-la em cada pequeno presente que recebemos o tempo todo em nossas vidas!"A vida não é medida pelo número de vezes que você respirou, mas pelos momentos em que você perdeu o fôlego... de tanto rir... de surpresa... de êxtase... de felicidade..."

Fonte do texto acima:



Gostava tanto de você
(Edson Trindade)

Gostava tanto de você
Edson Trindade
Não sei porque você se foi
Quantas saudades eu senti
E de tristezas vou viver
E aquele adeus não pude dar...
Você marcou em minha vida
Viveu, morreu
Na minha história
Chego a ter medo do futuro
E da solidão
Que em porta bate...
E eu !
Gostava tanto de você
Gostava tanto de você
Eu corro, fujo desta sombra
Em sonho vejo este passado
E na parede do meu quarto
Ainda está o seu retrato
Não quero ver pra não lembrar
Pensei até em me mudar
Lugar qualquer que não exista
O pensamento em você...
E eu!
Gostava tanto de você
Gostava tanto de você
****** ******* ***** ****** ****** ***** ******
E hoje eu escutando a música "Gostava tanto de você" e lendo a letra da música, sinto uma emoção e uma tristeza muito forte. Desculpem-me o momento "down", mas às vezes entristecer é preciso!